1 de fev. de 2009

Bicicletas de Boa Viagem Ville - Final - A CONSULTORIA


Sempre que nos aventuramos por algo novo encontramos nossos pares. Uns podem ser iniciantes como eu e Flávio, outros podem ser veteranos como o meu consultor para assuntos ciclísticos, o Sr. Laércio.

Sr Laércio é nosso porteiro no prédio. Muito antes de eu chegar para morar aqui, ele já estava, para dizer a verdade, ele é patrimônio cultural e afetivo da nossa morada. Um dia enquanto estávamos lutando com as nossas bicicletas para definirmos a melhor altura da sela e do guidão, ele dividiu conosco a sua sabedoria sobre esse assunto. Primeiro explicou que as nossas pernas não podem extender-se completamente quando descemos o pedal, coisa que mais tarde os professores da academia de ginástica confirmaram. Que o guidão não pode nos deixar com as costas curvas, pois se isso acontecer ficaremos com dores. Que lado estava o freio traseiro e o dianteiro e como acioná-los corretamente para não voarmos como uma pedra sobre a bicicleta, além de outras coisinhas técnicas.

Mas o que eu gostei mesmo foi quando ele me explicou que a dele era bicicleta e que a minha era bike. Fiquei sem entender, mas ele não me deixou muito tempo a pensar e na sua imensa solidariedade com quem está começando a pedalar rapidamente explicou-me a diferença

As bicicletas são as mais fortes da espécie. Tem quadros reforçados, bagageiro e são mais pesadas. Não é à toa que seu maior ícone chama-se Barra Forte.

Já as bikes, são mais leves, menores, velozes e bonitas e em nome das bikes agradeço pelo bonita.

Levando para o animal planet as bicicletas seriam os búfalos e as bikes, as gazelas. Acho que Flávio vai trocar a bike dele por uma bicicleta ainda hoje.

Agradeci os ensinamentos e parti para a ciclovia. Quando cheguei lá novas portas da percepção haviam sido abertas. Pois agora eu já via a diferença entre as bicicletas. A primeira coisa que pude observar é que a ciclovia não é só para passear com o vento na cara, muitos do que estão ali, estão indo ou voltando do trabalho. E então enquanto pedalava percebia que as bicicletas levavam muitos trabalhadores e que, algumas vezes, no bagageiro havia pistas do ofício de cada um. Eram colheres de pedreiro, chaves de cano ou mesmo vestimentas que me lembravam a de Sr Laércio e dos outros que cuidam dos nossos prédios, como se fossem a casa deles. Eles seguiam apressados, mas seguros de si. As vezes na reta, uma porção deles passava por mim, justo eu que pedalo um espécie mais ágil, mas não tão ágil para os que fazem da sua bicicleta uma companheira ideal para grandes distâncias.

Por falar na outra espécie, lá está ela com suas cores chamativas, com uma elegância própria de uma gazela - ops, Flávio continuará sem gostar dessa comparação. Seus usuários podem ser divididos em dois grupos: os que estão apenas pedalando e curtindo a paisagem e os que estão esforçando-se por melhores marcas, usando capacetes, macacões que tem uma almofada costurada no traseiro e bicicletas que custam quase o preço de um carro. Esse grupo vê na ciclovia um espaço para exercitar-se e/ou tomar uma água de coco.

Sim, a ciclovia é democrática e como numa savana a coabitamos sem medo dos carnívoros, que seguem dentro de suas caixas de metal despejando todo CO2 que podem.

5 comentários:

Pips Marshall disse...

Rubi, li os três Bicicletas de Boa Viagem Ville!!! Vc está perfeita minha amiga, escrevendo lindamente, mas mais que isso, com uma lucidez que ofuzca os desavisados! Lindo! tanto orgulho! Eu sempre soube de vc assim...

Rubiane disse...

Fá,

Uns nasceram para escrever livros, romances, compêndios, eu nasci para escrever bilhetes com uma caneta bic num papel de pão. Divido com todos a minha visão sobre este mundo que a primeira vista é tão feio, mas que nos detalhes é muito belo.

Beijos velozes

Rubi

Anônimo disse...

Xuxuuuu,

Blog tb é cultura, confesso que pra mim a única diferença entre bike e bicicleta era que, bike é em inglês e bicicleta em português. kkkkkkkk Bem, obviamente imagino que flavinho vai querer trocar a bike dele por uma bicicleta, se possível, ontem mesmo... Ainda mais depois que vc a comparou com uma gazela e tio flavinho andando de gazela pega muito maaaaal, ele vái querer é o búfalo do animal planet. hahahahaha

Eu amo o jeito que vc escreve, xuxulina, e amo vc tb!

beijãoooo

Rubiane disse...

Xuxu,

Eu escrevo para você, como forma de amor.

Bjs

Xuxulina

Anônimo disse...

ééééé!
:D

E eu adoooro isso!
Vou receber meu livro hoje? hein? hein?

beijãooo